O que são EdTechs?
O futuro da aprendizagem está no ecossistema das edtechs, que prometem transformar o ensino com a educação tecnológica. Para superar fórmulas ultrapassadas, essas startups estão trazendo o e-learning, gamificação, inteligência artificial e robótica para o ensino.
Afinal, os avanços do mundo digital estão mudando drasticamente nossas demandas educacionais, e o mercado precisa acompanhar o ritmo. Quando as tecnologias são combinadas à educação, temos uma série de vantagens: personalização, flexibilidade, aumento de desempenho e engajamento.
Muitas dessas empresas estão começando pelo ensino fundamental, preparando crianças e adolescentes para as profissões do futuro e semeando o empreendedorismo. Outras estão focadas na área acadêmica, oferecendo soluções inovadoras para universitários e professores, e ainda há o segmento de educação corporativa, que investe na capacitação profissional.
Se você quer ficar por dentro desse universo de conteúdos e tecnologias, acompanhe nossa seleção com as edtechs mais promissoras do Brasil e do mundo. Edtechs são startups dedicadas a desenvolver soluções para a educação, tendo a tecnologia como principal ferramenta.
A palavra é uma junção de education (educação) e technology (tecnologia), que traduz o foco na reinvenção dos processos educacionais e digitalização do aprendizado. De modo geral, essas empresas investem em softwares personalizados, plataformas online, ferramentas de gamificação, simuladores de RV, aplicativos e outras tecnologias que transformam o ensino-aprendizagem.
Para além da facilidade nos estudos, as edtechs procuram criar soluções que engajam alunos, contribuindo para superar as estatísticas deficitárias da educação no Brasil. Inclusive, a área de atuação das startups engloba o contexto acadêmico, corporativo e de educação continuada, estendendo seu alcance a todas as práticas educacionais.
No Mapeamento Edtech 2018, realizado pela Abstartups em parceria com a CIEB, foram mapeadas 364 empresas na categoria Edtech Brasil em todo o país. Dessas, 61,6% atuam com produção de conteúdo e 18,95% com coleta de dados e processos, enquanto o restante se divide entre gestão de informações, realidade virtual e aumentada, simulados e avaliações, entre outras categorias.
Logo, as soluções das edtechs vão desde plataformas de aprendizado online até o desenvolvimento de jogos educacionais. Em nível global, o mercado de edtechs cresce 17% ao ano e deve alcançar o faturamento de US$ 252 bilhões até 2020, de acordo com o relatório EdTechXGlobal.
A Inteceleri é uma Edutech com a missão de Usar as inovações tecnológicas para acelerar a mudança no processo de ensino e aprendizado no Brasil. Nascemos em 2013, movida pelo sonho de aliar tecnologia e educação. Jogos virtuais, aplicativos e equipamentos de realidade virtual são algumas das criações da Inteceleri que vem ajudando professores, educadores e pais a ensinar conteúdos pedagógicos de forma mais fácil e divertida. Fundada no estado do Pará, a Inteceleri já implantou projetos nas regiões Norte e Nordeste, e avança sua expansão rumo as regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste.
Somente através de um de seus projetos, o Matematicando, mais de 102 mil alunos e 9 mil professores já foram atendidos em todo o Brasil. Somos membro de um seleto grupo de parceiros do Google, já atendemos cerca de 6 mil professores.
Um dos mais recentes lançamentos da empresa é MiritiBoard VR cuja a tecnologia transforma de maneira sustentável o Miriti/Buriti da amazônia em óculos de realidade virtual. Através do uso do MiritiBoard VR e a plataforma Google Expedition a Inteceleri está levando alunos de todos os estados da Região Norte a conhecerem os diferentes usos da realidade virtual na educação.
Quer conhecer um pouco mais sobre como podemos revolucionar sua instituição de ensino com um toque de tecnologia? Acesse aqui e seja redirecionado :)