Por que você deveria incluir tecnologias digitais na sua escola?

Estamos cercados por tecnologias digitais. Se você olhar em volta, pode perceber que elas já estão enraizadas em nosso cotidiano, presentes em todos os âmbitos, sejam pessoais ou profissionais. Segundo a Agência Brasil (2021), com a pandemia de covid-19, declarada pela Organização Mundial da Saúde em março de 2020, foi possível verificar uma intensificação da utilização de tecnologias digitais no Brasil, saltando de 71% dos domicílios com acesso à internet em 2019 para 83% em 2020, o que corresponde a 61,8 milhões de domicílios com algum tipo de conexão à rede.

Nessa perspectiva, o avanço da tecnologia exerce influência em diversas atividades profissionais atuais e futuras, e sua utilização na área da educação possui ganhos para a formação dos alunos, que com o auxílio delas, desenvolvem diversas habilidades fundamentais. O texto da Base Nacional Comum Curricular contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais, como destaca a competência geral 5: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018)


Para acompanhar essas novas perspectivas educacionais, torna-se necessário que as instituições modernizem o ensino, até mesmo para formar alunos mais preparados para os novos desafios. No contexto escolar, as soluções tecnológicas não agregam benefícios apenas na aprendizagem dos alunos, mas também ao trabalho pedagógico, à rotina da gestão e ao corpo docente.


Mesmo com tudo isso, você ainda não se sente convencido? Destacamos alguns motivos para incluir tecnologias digitais na sua instituição:

  1. Otimização do trabalho da gestão

  2. Aproxima alunos, professores e família

  3. Desperta a curiosidade e autonomia dos alunos 

  4. Melhora a qualidade da aprendizagem

  5. Aumenta o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem

  6. Agrega valor para a escola no mercado

  7. Personalização da jornada de aprendizagem dos alunos

  8. Otimização do Feedback 

  9. Contribuição para a democratização do acesso ao ensino